"Bom dia,
Amigos coelhonetenses, todos já estão cansados de saber que vivemos dias tensos com nossa saúde em risco devido a chegada e propagação do COVID-19 no Brasil. Hoje todos os estados do país já tem casos da doença confirmados. Em Coelho Neto temos feito todo o esforço possível para alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar o isolamento social, permanecendo em casa, evitando contatos externos, idas às ruas sem necessidade, não formando aglomerações de todo tipo, saíndo apenas em casos de urgência e emergência.
Mas, ainda assim, uma parte insiste em não respeitar as determinações do Governo Estadual e Municipal. Sinceramente, não sei se estão levando tudo na brincadeira, deboche ou apenas ignoram a gravidade do momento. Tenho andado todos esses dias pelas ruas de Coelho Neto, observando o desenrolar do fatos, vejo pessoas reunidas nas portas de suas casas, algumas bebendo, outras jogando baralho ou simplesmente conversando. ISSO NÃO PODE, ISSO NÃO DEVE ACONTECER.
Se, e aqui estou dando um exemplo, na hipótese de alguém destes grupos, que se formam em geral ao entardecer, tiver o vírus, é provável que ele transmita para outras duas pessoas, e rapidamente 1/3 da cidade estaria contaminada. Não podemos correr este risco, não digo que pensem apenas em vocês, mas pensem na vovó e no vôvo que tem mais de 60 anos, pode ser fatal para eles. Pensem nas mães e pais já na terceira idade, o vírus é extremamente perigoso para este público em específico, não por acaso estão no grupo de risco.
A nossa Coordenadoria Municipal de Vigilância Sanitária, que foi ampliada com servidores de várias secretarias, está trabalhando arduamente com a Polícia Militar para garantir a suspensão e o não funcionamento de comércios e serviços NÃO ESSENCIAIS em todo o município de Coelho Neto, conforme determinação do Decreto Estadual n° 35.677, de 21 de março de 2020, com a finalidade de evitar a chegada e propagação do novo coronavirus COVID-19. No entanto, muitos estão TEIMANDO e mantendo tais comércios e serviços NÃO ESSENCIAIS em funcionamento, colocando a saúde coletiva de todos em grande risco.
DURANTE A FISCALIZAÇÃO DE ONTEM, UMA PESSOA CHEGOU A SER CONDUZIDA POR OFENSAS E DESRESPEITO AS AUTORIDADES, que estão trabalhando incansavelmente nestes dias para fazer valer a LEI.
Vou reafirmar novamente o que já disse ontem. Não medirei esforços para impedir a chegada e propagação do COVID-19 em Coelho Neto. Estou cansado de esperar pela consciência de uma parte da população que insiste em ignorar os riscos. Quero alertá-los pela última vez, estamos amaparados pela Lei, temos a Polícia Militar e Polícia Cível atuando ao nosso lado, e NÃO EXITAREMOS EM USAR A FORÇA, se preciso for, para proteger a maioria do coelhonetenses. Aqueles que teimarem em descumprir o decreto estadual, além de terem ESTABELECIMENTOS LACRADOS, TERÃO SUAS LICENÇAS PARA FUNCIONAMENTO CASSADAS, além de serem CONDIZIDOS E APRESENTADOS à delegacia de polícia onde responderão pelo artigo 268 do Código de Processo Penal.
Que Deus abençoe a todos nós".
O gestor municipal esteve, ao meio-dia, de hoje(23) concedendo entrevista à Ràdio Comunitária Cidade Livre 87,9 FM, onde falou das ações que vêm sendo colocadas em prática no sentido de impedir a disseminação do COVID-19, no município e voltou a pedir a colaboração da população nessa luta que é de todos.
Américo também pediu trégua aos adversários nas contendas politicas e numa demonstração de que o momento é de unir forças pelo bem do povo de Coelho Neto, reconheceu e elogiou a atitude do empresário Luís Serra, dono da De Um Tudo, primeira loja a baixar as portas, nesse momento de pandemia, "para proteger seus funcionários, a si e a própria família". Ação seguida por outros empresários do ramo.
Em vários momentos da entrevista, Américo fez apelos para que as pessoas fiquem em casa, só saiam em caso de muita necessidade e quem está chegando de outros estados que também permaneça em quarentena, uma forma de se proteger e também aos os próprios familiares.
Coelho Neto, assim como as demais cidades do país, segue na luta contra esse inimigo invisível, o Coronavírus.
Até o momento temos apenas um caso suspeito, mas não podemos baixar a guarda!