Agricultores familiares do município de Coelho Neto que participaram do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) realizaram na manhã desta segunda-feira (03) a entrega de alimentos que integrarão o cardápio da merenda escolar.
A ação busca, ao mesmo tempo, alimentar os alunos de forma saudável e estimular a economia no meio rural.
“A agricultura familiar é prioridade na administração do Prefeito Américo de Sousa, a merenda que vem da zona rural é livre de agrotóxicos e melhora o aporte de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais e incentiva hábitos alimentares, melhora a qualidade do aprendizado e a vida dos agricultores”, explicou o secretário Albertino Veríssimo.
Desde junho de 2009, com a aprovação da Lei nº 11.947, a agricultura familiar passou a fornecer gêneros alimentícios a serem servidos nas escolas da rede pública de ensino e só em Coelho Neto vem ser realidade. A lei prevê que, do total dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de alimentos, no mínimo 30% devem ser provenientes da agricultura familiar.
A iniciativa abriu para os agricultores familiares um vasto espaço de comercialização que não existia antes e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca tem dado o suporte necessário aos agricultores locais, desde a disponibilidade de maquinários, sementes até assistência técnica.
Fonte: http://coelhoneto.ma.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário