sábado, 4 de fevereiro de 2017

Trabalhadores do Grupo João Santos realizam ato público em protesto pela falta de pagamentos.

Conforme estava previsto, funcionários e ex-funcionários do Grupo João Santos de Coelho Neto-MA realizaram na manhã de ontem (03) um ato público para protestar contra o atraso de salários e a falta de pagamento de verbas rescisórias. O local escolhido para a manifestação foi a entrada da Itapagé S/A.
O protesto, organizado pelos sindicatos: Sinpacel, Sintriad e STTR, contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas: O prefeito municipal Américo de Sousa - PT, o vice-prefeito Antônio Pires - PCdoB, o deputado estadual Rafael Leitoa - PDT, os vereadores: Osmar Aguiar - PT (Presidente da Câmara), Liza Pires - PCdoB, Marcos Tourinho - PDT, Wilson Vaz - PTdoB, Mohabe Branco - PSD e secretários de governo. O presidente do Sindicato dos servidores municipais, Lima Júnior, também esteve no local prestando solidariedade aos trabalhadores.

A tônica do discurso dos oradores foi a busca pela regularização das pendências trabalhistas que as empresas têm com os trabalhadores.

Segundo informações, cerca de 85% das terras localizadas no município são de propriedade do grupo, ou seja, com tanto patrimônio não dá para entender porque os trabalhadores são submetidos a todo esse sofrimento.

O vice-prefeito Antônio Pires (PCdoB), que chegou ao local acompanhado de sua esposa, vereadora Liza Pires, também do PCdoB, fez um relato das lutas que travou em defesa da classe operária quando esteve à frente do STTR e elogiou a presença do prefeito Américo no ato.
Vice-prefeito Antônio Pires - PCdoB.
O vereador Osmar Aguiar – Presidente da Câmara de vereadores, falou da necessidade de se buscar uma alternativa de geração de emprego e renda, de modo que o município não permaneça dependendo da boa vontade do grupo nessa questão.
Vereador Osmar Aguiar - PT.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Américo disse que já havia se reunido tanto com representantes do grupo, quanto dos trabalhadores, que como administrador do município tem todo interesse em intermediar a situação e que logo após aquela manifestação iria sentar novamente com diretores do grupo.
Prefeito Américo - PT.
Américo destacou a importância das empresas para a economia local e disse estar bastante à vontade para tomar decisões no sentido de ajudar as empresas e os trabalhadores naquilo que depender da administração municipal. Até mesmo concedendo mais isenção de impostos, se for preciso, mas para isso é necessário que seja dada, por parte do grupo, a garantia de que os direitos dos trabalhadores serão respeitados .
Deputado Rafael Leitoa - PDT.


O deputado Rafael Leitoa em seu discurso, se prontificou em ir até Recife, junto com o prefeito Américo, conversar com o diretor-presidente do grupo buscando assim uma saída para o impasse. O deputado relatou que o governador Flávio Dino tem se mantido informado a respeito do momento difícil vivido pelos trabalhadores das empresas do Grupo João Santos no município e espera que tudo se resolva o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário