quarta-feira, 30 de março de 2016

Greve dos trabalhadores do Grupo João Santos em Coelho Neto já dura 16 dias.

Diante do impasse, Mariano Crateús, presidente do SINPACEL - Sindicato dos Trabalhadores das Ind de Papel Celulose Pasta de Mad e Papel do MA, usou sua página em uma rede social para fazer o seguinte desabafo:

“Trabalhadores das empresas do Grupo Industrial João Santos (Nassau) no município de Coelho Neto MA; completam hoje 16 dias de greve por atraso de pagamento de salário (2 meses), segunda parcela do décimo terceiro salário, férias, cancelamento do plano de saúde odontológico e apropriação indébita. Proposta das empresas;

Que os trabalhadores retornem ao trabalho sem receber os vencimentos atrasados e só começar a pagar na segunda quinzena de Abril com a venda da produção. Parece brincadeira, mas foi esta a proposta”

segunda-feira, 28 de março de 2016

Enquanto alguns se esforçam para ser, ele age naturalmente.

Assim é Américo de Sousa. Um político que cresceu em credibilidade e aprovação junto à população coelhonetense graças a sua postura política firme. Quando vereador não mediu esforços para levar à Tribuna da Casa, questões de interesse do povo. Embora estando limitado em sua função parlamentar, uma vez que era a única voz a fazer oposição ao modelo administrativo do desastrado governo de Soliney Silva. Teve uma boa atuação dentro das possibilidades e o mandato serviu para que o povo percebesse nele a capacidade para algo maior na política, que ele podia ir além do cargo de vereador.

E assim Américo foi construindo sua história. Uma história que começou no movimento estudantil, depois no movimento sindical, chegando à política partidária. Embora atualmente licenciado do cargo de presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto, ele continua colaborando e muito com a luta dos servidores.

Uma das coisas que chamam atenção nele, além do caráter íntegro, é sua forma natural de ser. Sendo ele mesmo, sempre. Sem fazer tipos apenas para agradar. Aliás, agradar é algo que ele consegue através da seriedade, seguindo adiante sem se deixar corromper pelos atalhos que surgem, sem mudar o discurso e com a postura firme que sempre teve ao longo de sua vida. Algo difícil para muitos políticos.
Alguns no intuito de querer agradar e passar uma boa imagem de si, forçam tanto a barra que chegam a ser patéticos de tão artificial que ficam. É evidente que os políticos devem ser simpáticos e cordiais com as pessoas, mas não podem perder a própria identidade numa busca alucinada por isso. Algo do tipo, alguém extremamente reservado de repente andar pra cima e pra baixo mostrando os dentes à toa.

Nessas horas o que conta é a história de vida da pessoa. Esse histórico é o que confirma de fato o que se é e não o que se tentar mostrar que é. Isso é algo que deve ser levado em consideração por quem costuma dizer que não dá pra saber quem é o bom, pois não está escrito na testa, se referindo aos políticos.
Bem, não está escrito na testa, mas está escrito na história de vida de cada um. E essa história, felizmente não se pode apagar. Cabe portanto, a cada um buscar conhecer para que assim possam fazer suas escolhas, baseados não apenas nas aparências ou discursos. Ponto para Américo de Sousa! Sempre combativo no que se refere aos direitos do povo. 
Sua história tem mostrado isso. E como bom sindicalista que é, tem o diálogo como sua grande arma para abrir caminhos e novas possibilidades.

quinta-feira, 24 de março de 2016

A invasão ao prédio do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto protagonizada por Soliney Silva e seus capangas.

Que este ato insano jamais caia no esquecimento e que os responsáveis sejam punidos na forma da lei.

Um ato insano que jamais será esquecido.

 
Este vídeo foi gravado momentos depois da invasão ao prédio do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto. Ato praticado pelo próprio prefeito municipal Soliney de Sousa e Silva e um grupo de capangas no dia 24 de março de 2012.

Vale a pena ver de novo: Quatro anos de impunidade.

Prefeito invade Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto

A ação protagonizada pelo atual prefeito de Coelho Neto-MA no início da noite de ontem (24) na sede do Sindicato dos Servidores Municipais chocou a população do município. Tudo começou quando algumas pessoas que fazem parte da atual administração, entre elas a secretária de saúde, senhora Rosângela Curado, resolveram organizar e liderar uma “manifestação” de pessoas contratadas sem concurso público que se deslocou pela Avenida Santana com o propósito de ir à frente do sindicato onde haveria uma Assembleia Geral daquele sindicato em comemoração aos seus 23 anos de luta em defesa dos servidores municipais coelho-netenses. O motivo dessa “manifestação” seria  pelo fato de o sindicato pressionar o governo municipal a dá posse aos aprovados no último Concurso Público Municipal que já foi prorrogado uma vez e que perde a validade no mês de maio.

O grupo de “manifestantes” a principio foi contido pela polícia militar evitando assim a invasão do sindicato, mas logo depois quando os sócios do sindicato se preparavam para iniciar a Assembleia foram surpreendidos pelo próprio prefeito da cidade que furou o cerco da polícia que estava cerca de 200 metros levando consigo todos os manifestantes e com chutes ele mesmo derrubou o portão do sindicato invadindo e agredindo algumas pessoas. Uma senhora contratada pelo sindicato para filmar o evento foi a primeira vítima do prefeito enfurecido que a agarrou pelo pescoço, a derrubou no chão, e com extrema violência tomou-lhe a filmadora. Uma brutalidade inenarrável.
Havia crianças no local e no desespero mães se trancaram com seus filhos nos banheiros da instituição. Câmeras fotográficas e alguns aparelhos celulares foram tomados com violência a mando do próprio prefeito que transtornado se preocupava em eliminar todos os registros de sua ação grotesca contra pais e mães de família. Pessoas simples e ordeiras. O dirigente sindical Lima Júnior foi uma das vítimas do grupo liderado pelo prefeito e ficou bastante machucado. A imagem fala por si.
O evento do sindicato foi comunicado com antecedência às autoridades policiais do município e o documento enviado tanto à polícia Civil quanto à polícia Militar já alertava a respeito dessa manifestação liderada por pessoas da atual administração e que isso poderia representar risco de violência e tentativa de invasão, mas infelizmente isso não foi o suficiente para evitar esse triste ocorrido.
O fato foi imediatamente comunicado ao vice-governador do Maranhão e cerca de 50 minutos depois chegou à cidade uma viatura do GOE e mais viaturas da Polícia Militar da Cidade de Caxias e Duque Bacelar. Os advogados do Sindicato Dr. Walkmar Neto e Dr. Tiago foram acionados de imediato pela Direção da instituição. Dr. Walkmar Neto mora na cidade de Caxias-MA, mas chegou junto com as viaturas policiais.
Sob orientação jurídica e com a garantia de sua integridade física as pessoas agredidas foram à Delegacia de Polícia registrar B.O e ao “Hospital Municipal” fazer exame de corpo de delito. A ida ao hospital foi acompanhada por uma viatura do GOE de Caxias-MA, visto que havia rumores de que o prefeito lá estaria aguardando a chegada dos sindicalistas. 

O que se viu na noite de ontem (24) na cidade de Coelho Neto foi uma verdadeira afronta ao estado de direito. Prefeito invadir sindicato é algo jamais visto na história do Maranhão. Mas em Coelho Neto atualmente parece que tudo pode. Estranhamente, parece que tudo pode. Até quando seremos obrigados a suportar essa ditadura?   

Feliz Páscoa!!


sábado, 19 de março de 2016

Click: Parabéns, José Pereira!!


Quem está completando mais um primavera neste 19 de março e recebendo as felicitações de amigos e familiares é o Sr. José Pereira, da cidade de Afonso Cunha. Uma pessoa simples do qual este blogueiro é amigo pessoal, bem como de toda a sua família.

A ele o Blog deseja muita saúde, felicidades, paz e prosperidade. 

quinta-feira, 17 de março de 2016

SINTASP/MCN solicita retira dos "sábados letivos” do Calendário Escolar.


A Direção do SINTASP/MCN protocolou no final da tarde desta quinta-feira (17), junto à Secretaria Municipal de Educação de Coelho Neto, oficio solicitando a retira dos chamados “sábados letivos” do Calendário Escolar, bem como a observância da jornada de trabalho dos profissionais da educação.

O documento afirma que a prática além de colocar em risco a saúde mental e física desses profissionais, pelo excesso de trabalho, em nada contribui para a aprendizagem dos alunos.

Vale ressaltar que, por decisão da própria Secretaria, as aulas da rede municipal iniciaram somente no começo de março e que se o ano letivo tivesse iniciado um pouco mais cedo, certamente não seria necessário a inclusão dos tais “sábados letivos” no Calendário.


Confira a íntegra do documento:





terça-feira, 15 de março de 2016

Vereador Antônio Pires rompe com Soliney.

A informação foi dada em primeira mão pelo Portal Gaditas, por volta das 21:30 desta terça-feira (15). O blog vai se inteirar melhor a respeito do assunto e nas próximas horas traremos maiores informações. Mas fontes ligadas a estes Blog nos informaram que de fato estava havendo uma articulação do grupo da oposição nesse sentido.


Afinal, é ou não é?


Lendo matérias a respeito do novo ungido de Soliney Silva para a disputa majoritária deste ano publicadas em blogs de aliados do governo municipal me deparei com uma que trazia as seguintes afirmações:

Um pouco antes era possível ler o seguinte trecho:




Muitos  abriram mão? Então houve quem não abrisse mão? Como assim?

E afinal, o “homem da água” é ou não é o pré-candidato a prefeito, escolhido pelo prefeito Soliney e seu grupo político para disputar a eleição deste ano? O martelo foi batido ou não?

Estranho, não?

segunda-feira, 14 de março de 2016

“Bons momentos ainda virão”


Foi com essas palavras que ex-secretária de educação do município de Coelho Neto, Rosário Leal, se despediu dos ouvintes do programa A Hora da Verdade, após nova entrevista concedida nesta segunda-feira(14).

A entrevista iniciou-se sob o comando do vereador Osmar Aguiar, em substituição a Américo de Sousa, apresentador do programa que por conta de outros compromissos não pôde chegar a tempo de fazer a abertura do mesmo. Américo chegou à emissora cerca de 30 minutos depois e passou a conduzir a entrevista com a ex-secretária.

Rosário Leal falou da extinção de programas implantados durante sua gestão, da ingerência de vereadores no que se refere à contratação de pessoal, da falta de autonomia de quem chega a ocupar o comando da pasta nesta gestão municipal, da ausência de merenda escolar no início deste ano letivo, da falta de vontade política para que a educação possa funcionar de fato, entre outros assuntos.

Em suas palavras, Rosário Leal deu a entender que poderia ter feito mais e melhor se a gestão municipal lhe tivesse dado autonomia.

Mas foi a última frase proferida pela ex-secretária durantes suas considerações finais que roubou a cena. Pois tais palavras parecem carregadas de significados, de modo que deixamos a interpretação da mesma a cargo dos leitores deste blog. 

O momento é de diálogo e articulação.


Diferentemente do grupo da situação, o grupo da oposição no município de Coelho Neto tem buscado através do diálogo a construção de um projeto político que atenda às necessidades da população do município, a começar pela formação da chapa majoritária que irá disputar o pleito deste ano e para isso está em intensa articulação política.

Segundo informações às quais o blog teve acesso, passos importantes foram dados na última semana. Américo de Sousa e Antônio Carlos Bacelar estiveram em São Luís onde participaram de uma reunião que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Humberto Coutinho, do deputado federal Zé Carlos, vereador Osmar Aguiar, Milton Mourão, Francisca Ana e Henrique, assessor de Zé Carlos.

Não podemos adiantar muita coisa, por se tratar de articulação de grupo, mas as lideranças discutiram temas que visam um maior fortalecimento da oposição e a construção de uma frente política oposicionista  forte e capaz de vencer as eleições.

Essa é a segunda visita que Américo faz ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que dessa vez, conforme já frisamos, contou com a presença do deputado federal Zé Carlos - PT, aliado político de Américo de Sousa. 

A julgar pelo cenário que vem se desenhando, apoio político não vai faltar ao projeto do grupo, que caminha para uma unidade, mesmo diante dos olhos incrédulos de pessoas ligadas à situação, podendo haver uma exceção apenas, pois parece que tem gente que, embora tenha chegado somente nos acréscimos do segundo tempo do jogo, já veio com projeto pronto e acabado, sendo seu discurso de união apenas palavras jogadas ao vento. 

Pelo visto teremos a 2ª edição de certa cartilha no município. Quanto simbolismo! Quanta coincidência! Ou estaria o destino  pregando mais uma peça na população de Coelho Neto?

Uma coisa é certa, a oposição está no jogo, as lideranças oposicionistas em diálogo constante e o cenário agora é completamente diferente de 2012. Até arriscaria dizer que inverso, em muitos aspectos.

                                     

sábado, 5 de março de 2016

Como a Globo já sabia da ação da Lava Jato contra Lula?

Ação da Lava Jato contra Lula vazou para a Globo. Helicóptero da emissora sobrevoava casa do ex-presidente antes da chegada da PF. Durante a madrugada, editor-chefe da revista Época postava tuítes em que comemorava antecipadamente as ações que ainda iriam ocorrer de manhã
Globo Lula Lava Jato PF
Editor da Época, que pertence às Organizações Globo, já avisava na madrugada o que estaria por vir. Helicóptero da TV Globo sobrevoava casa de Lula antes da chegada da PF
Carlos Fernandes, DCM
Não resta mais qualquer sombra de dúvidas sobre a orquestração realizada entre a PF, o MPF, Sérgio Moro e a grande imprensa nacional para dar curso a um golpe de Estado no seio da democracia brasileira.
Todo o processo que vem sendo construído desde apremiação dada ao juiz Moro pela Rede Globo para fortalecer a sua imagem de paladino da justiça até chegarmos ao dia de hoje é o descaramento da parceria mídia-judiciário em prol de um objetivo comum.
Se antes os vazamentos ilegais eram realizados de forma velada e praticados nos canais submersos que ligam o núcleo duro da operação Lava Jato às edições dos jornais da grande mídia familiar, agora os pudores foram postos de lado e tudo é feito em plena luz do dia.
A 24ª fase da operação Lava Jato obedeceu a uma seqüência de fatos planejada minuciosamente para que o grande espetáculo de Moro atingisse o seu ápice no momento em que o “tudo ou nada” foi lançado.
Já existiam rumores de que algo como a condução coercitiva do ex-presidente Lula poderia ocorrer há alguns dias atrás, mas era preciso outros fatores para que a cena de policiais federais chegando ao prédio de Lula ganhasse contornos dramáticos contrapondo-se a um simples depoimento.
Primeiro veio a prisão temporária, já convertida para prisão preventiva, do marqueteiro das últimas campanhas do PT, João Santana e sua esposa, sem qualquer fundamento jurídico que sustente a manutenção do seu encarceramento.
Depois disso, para ornamentar o caminho, ninguém melhor do que a grande mídia para gerar fatos independentemente de sua veracidade. A divulgação pela revista IstoÉ de uma delação já negadadirecionou providencialmente os holofotes para Dilma e Lula apenas um dia antes do desfecho programado.
Na madrugada desta sexta (04/03) o editor da Época, Diego Escosteguy, ostentou as suas informações privilegiadas e postou no Twitter a prova cabal de que todos da imprensa golpista já sabiam do que estava para acontecer.
Jornalistas da Globo sequer dissimularam e já estavam a postos em vários lugares estratégicos antes mesmo da chegada dos policiais e auditores da Receita Federal.
Um verdadeiro show circense foi montado justamente no momento em que houve a substituição do ministro da Justiça e de que pesquisas de opinião indicam que a oposição perde cada vez mais espaço nas eleições de 2018.
Seria cômico se não fosse trágico. Constatar que a independência dada por Lula e Dilma às instituições desse país se volta justamente contra eles e tenta suplantar a própria democracia é algo digno do mais extremo surrealismo.
O Estado Democrático de Direito está sendo substituído por verdadeiros linchadores morais que pouco se diferenciam dos criminosos que resolvem fazer “justiça” com as próprias mãos e são prontamente defendidos por Sheherazades da vida.
A seqüência de arbitrariedades, abusos de poder, vazamentos ilegais e toda ordem de desrespeito ao Código Penal estão sitiando as liberdades individuais sob os olhos da Supremo Tribunal Federal.
Enquanto tudo isso acontece, a senhora Cunha e sua filha, para ficarmos num só caso, desfilam livremente na alta sociedade carioca sem merecerem qualquer atenção por parte da justiça paralela de Curitiba. Não vem ao caso.

sexta-feira, 4 de março de 2016

A imagem do dia.

                                                      Recuperação da MA-034 (imagem Portal Gaditas)

terça-feira, 1 de março de 2016

Caso Jéssica Paula.


Em depoimento ao programa A Hora da Verdade, apresentado por Américo de Sousa, a senhora Gracilene, mãe da jovem Jéssica Paula, falou sobre os momentos que antecederam ao falecimento de sua filha. A mesma veio a falecer vítima de complicações em seu estado de saúde em fevereiro deste ano.  

Jéssica estava há alguns meses em tratamento de saúde na cidade de Teresina-PI, na rede particular de saúde, mas que segundo sua própria mãe relatou num emocionado e ao mesmo tempo revoltado depoimento, teve a má sorte de ter sofrido uma pioram em seu estado de saúde aqui na cidade de Coelho Neto.

Ao ser levada ao “Hospital Municipal” sentido fortes dores, a jovem não teria recebido o devido atendimento e o hospital sequer teria disponibilizado uma ambulância para que ela pudesse ser levada à capital piauiense, onde o médico que vinha acompanhando o caso da mesma já aguardava sua chegada.

Ainda segundo informações prestadas pela senhora Gracilene, a enfermeira chefe teria lhe falado que um carro particular seria mais adequado para levar a jovem. Nessa parte a gente não consegue entender como é que um carro particular se torna melhor para transporta uma pessoa doente que uma ambulância equipada e com profissionais de saúde capacitados.

Jéssica foi levada a Teresina por iniciativa da própria família, já que o hospital não disponibilizou a ambulância, mas a jovem acabou chegando lá já roxa, segundo relatou sua mãe, não resistindo.

O caso de Jéssica Paula reacende a discussão a respeito das péssimas condições de saúde no município de Coelho Neto, onde falta de tudo, embora o prefeito Soliney diga que a saúde por aqui melhorou 1000%. Coisa que só os olhos dele conseguem ver. Pois, por aqui, a situação é das piores já vista nos últimos anos. E mesmo se a pessoa tiver condições de pagar um tratamento particular poderá ser penalizada se tiver a má sorte de precisar passar pelos primeiros atendimentos no “Hospital Municipal”, como foi o caso de Jéssica Paula.

A senhora Gracilene, além de reclamar do atendimento precário que foi dado a sua filha, reclamou também da forma como certo “apresentador de tv” local se referiu ao caso, posteriormente.  Ela era filha única.

Lamentável situação e triste de nós, o povo, que dependemos da boa vontade de quem parece não a ter. 

Manifestação na MA-034.

A justa manifestação dos proprietários de transporte alternativo ocorrida no dia de ontem (29) no trecho da MA-034 que liga a cidade de Coelho Neto ao povoado Descanso, nada mais é do que o resultado de anos de abandono daquela estrada e dos sucessivos serviços mal executados nos governos de Roseana Sarney.

Embora o governador Flávio Dino esteja empenhado em dar respostas à população em todos os setores da administração estadual, algumas dessas respostas não têm chegado no tempo desejado por alguns.

Segundo informações, desde o final do ano passado que o governador já teria determinado a recuperação do trecho em questão, que vai do Descanso até a Palestina, salvo engano. Entretanto, uma burocracia envolvendo a empresa contratada para executar a obra estaria emperrando o início dos trabalhos.

O que se espera é que tudo seja resolvido o mais rápido possível e que se tenha uma estrada com as mínimas condições de trafegabilidade e que o serviço seja bem feito. 

Coelho Neto: Diretores do SINTASP/MCN visitam escolas da rede municipal.

Um grupo de diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto iniciaram na manhã de segunda-feira (29) visitas a algumas escolas da rede municipal com o objetivo de verificar in loco a real situação das mesmas, tendo em vista que o ano letivo de 2016 tem início a partir do dia 2 deste mês.

Durante as visitas conversaram com gestores e demais funcionários e o que se pôde perceber é que as escolas em sua grande maioria estão carentes de atenção por parte da administração municipal. Falta de reforma, banheiros em situação precária, sistema ventilação e iluminação inadequados, como “arranjos” no teto que acaba fazendo com que a temperatura aumente de forma considerável em alguns momentos do dia, portas com fechaduras danificadas, forro com avarias, carteiras velhas, cupins, água salinizada, entre outros.

Alguém teve a "brilhante" ideia de espalhar essas telhas transparentes pelo teto e o resultado é uma temperatura ambiente igual a está no meio do tempo sob sol forte.

São inúmeros problemas que acabam se acumulando ao longo dos anos fazendo com que os reparos se tornem mais dispendiosos. 

Uma coisa é certa, com tantos recursos recebidos pela Secretaria Municipal de Educação do município através do FUNDEB, os diretores do SINTASP/MCN esperavam encontrar as escolas municipais em melhor estado.

Espera-se que a nova secretária de educação, senhora Albertina, possa tomar urgentemente as devidas providências para que alunos, professores, diretores e demais funcionários possam gozar de ambientes de trabalho adequados para a realização de suas atividades.

O SINTASP/MCN está de olho!

Veja a situação de algumas das escolas visitadas.