terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sindicalistas maranhenses e entidades sindicais realizam protesto contra os abusos de poder do prefeito de Água Doce-MA

                                      Presidente da FETRAM - Osmar Aguiar.

Aconteceu no último dia 31 de julho um Ato Público realizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Água Doce-MA que contou com a participação da Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado do Maranhão – FETRAM, Da CUT, CONFETAM e de representantes sindicais de mais de trinta cidades maranhenses.

O protesto foi realizado na praça central da cidade e o motivo do movimento foi protestar contra os atos administrativos desrespeitosos e abuso de poder por parte do prefeito daquele município, Sr. Rocha Filho.
                                                       Prefeito de Água Doce.

Segundo relatos de alguns oradores, transferências indevidas e descabidas de servidores por parte da gestão municipal e aberturas de processos administrativos estão entre as ferramentas mais utilizadas pelo prefeito como forma de pressão, intimidação e perseguição desses trabalhadores do serviço público municipal. É o caso de Marcos Maciel, presidente do Sindicato dos Municipais de Água Doce.

  Marcos Maciel presidente do sindicato local (à esquerda).

Entre os participantes do movimento estiveram dois vereadores da oposição local: Irmão Cláudio e Ana Célia. Ambos fizeram uso da palavra repudiando os abusos praticados pelo prefeito Rocha Filho.

O presidente da FETRAM, Osmar Aguiar destacou a importância da união e da luta dos servidores para garantir que os direitos da categoria passem a ser respeitados e o representante da CONFETAM, Jociedson enfatizou que o prefeito não é dono da cidade, mas tão somente um empregado do povo e que se preciso os sindicalistas estarão prontos para ações mais enérgicas, como a ocupação de prédios públicos da administração municipal. No entanto, isso só deverá acontecer caso não for estabelecido um canal de diálogo do prefeito com os representantes do sindicato para que os problemas sejam resolvidos.

Entre os muitos problemas enfrentados pelos servidores municipais de Água Doce está a falta de reajuste salarial. Alguns estão desde 2013 sem ter seus vencimentos reajustados.

Após o momento das falas os servidores e entidades sindicais saíram em caminhada pelas ruas da cidade com paradas em frente a prédios da administração municipal.





                                    Vereadores da oposição local. (primeiro plano)

Água Doce é uma cidade pequena que vive grandes problemas de ordem administrativos. Segundo o censo do IBGE de 2014, a população do município era de apenas 12.146 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário