sábado, 8 de março de 2014

Coelhonetense é executado a tiros em Teresina PI

Do Portal Coelho Neto

jovem2226
Fernando Andrade é covardemente executado a tiros em frente a sua residência em Teresina capital no início da noite desta sexta-feira 07/03.
De acordo com relatos de amigos o crime ocorreu na frente de seus filhos, e sua esposa o elemento aparentando ser menor de idade disparou pelo menos 4 tiros contra a vítima, que é filho do senhor Naúra bastante conhecido aqui na cidade de Coelho Neto.
O corpo da vítima será velado na residência de seu pai Naúra que fica em frente à escola Sarney centro da cidade.
morreu433

sexta-feira, 7 de março de 2014

Alunos da Escola Coelho Neto denunciam estado de abandono de quadra poliesportiva.


O estado de abandono da quadra poliesportiva da Unidade Escolar Coelho Neto no município chama atenção e vem causando indignação e revolta nos alunos e demais desportistas que precisam utilizar o espaço. Segundo informações que chegaram a este blog, o problema vem se agravando há vários anos sem que as autoridades competentes tomem qualquer medida no sentido de resolver a situação.

Ainda segundo informações, o prédio da escola também há anos não recebe uma reforma de fato, apenas medidas paliativas, o que não resolve nem é o suficiente para proporcionar aos alunos um ambiente agradável para desenvolvimento da aprendizagem.


A escola faz parte da rede estadual e esperamos que o governo do estado volte os olhos para as reivindicações dos alunos daquela unidade de ensino.

Deu no Leste em OFF: Esquema de fraudes em licitações "arranjadas" de prefeituras é ralo de desvio de dinheiro público

Leste em Off

Considerada o foco da corrupção e ralo dos desvios de dinheiro público, as licitações promovidas pelas Prefeitura Municipais correm soltas aos olhos do Ministério Público Estadual e Federal, além da inexistente fiscalização do Tribunal de Contas do Estado. No Maranhão a situação é mais escandalosa e gritante, onde algumas Comissões de Licitações e Pregoeiros se transformam em fraudadores profissionais de processos licitatórios, cuja ação começa com a criação de barreiras e dificuldades armadas com o objetivo de impedir qualquer tipo de acesso aos editais dos certames e depois passa pelos “arranjos” de ajeitamento até finalização de processos formatados à legislação para atender tão somente interesses de pessoas ou empresas, geralmente ligadas aos gestores municipais.


A esculhambação nos processos de licitações é tão grande que, em muitas prefeituras do interior do estado,a coisa virou uma máfia criminosa de desvios do dinheiro público, em que até ameaças de mortes são comuns de acontecer para quem tenta se intrometer na tentativa de participar dos certames, que, uma vez barrados, recorrem ao Ministério Público para denunciar possíveis mazelas.

Completamente alheio a esta questão, o Ministério Público do Maranhão, assim como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), não apuram as denúncias formalizadas nas Promotorias Municipais. Em Codó, por exemplo, licitações para contratação de serviços foram marcadas para o dia 24 de dezembro de 2013, isto é, em plena véspera de natal, sendo uma às 09 horas e outra às 15:30 horas. Outros municípios também repetiram a mesma faceta nesta mesma data, através de suas Comissões de Licitações ou Pregoeiros, no caso, foram Pirapemas, Lago da Pedra, Morros, entre outros mais, conforme publicação do Diário Oficial do Maranhão.
Diário Oficial do Maranhão
A máfia das licitações arranjadas agem sempre planejando licitações para acontecer em datas de dias não úteis. Foi caso verificado em Alto Alegre do Maranhão, onde o certame foi realizado no dia 31 de dezembro de 2013, em plena véspera do feriado de ano novo, precisamente no horário das 14 horas, conforme aviso publicado no DOE-MA, edição do dia 17 de dezembro de 2013. Informações de fornecedores que não quiseram se identificar, temendo retaliação, dão conta que a sede da Prefeitura esteve fechada ao público nesse período, sob alegação de que estaria de recesso de final de ano. Consequentemente pasmem, o edital de licitação não foi disponibilizado.
Diário Oficial do Maranhão
No dia 31 de dezembro de 2013 foram realizadas quatro pregões presenciais em Alto Alegre do Maranhão, sendo o primeiro para fornecimento de materiais de expediente, didático e pedagógico; o segundo foi para contratação de empresa para locação de veículos utilitários e transporte escolar, o terceiro para contratação de empresa para serviços de impressão gráfica e o quarto teve como finalidade contratar empresa para fornecimento de medicamentos injetáveis, farmácia básica, hospitalar e controlados e materiais permanentes. Os avisos de licitações foram assinados pelo prefeito Emanuel da Cunha Santos Aroso Neto, conforme consta no Diário Oficial do Estado, edição do dia 17 de dezembro de 2013.

INEXISTE FISCALIZAÇÃO - Sem acompanhamento dos órgãos de fiscalização, de certo modo até leniente, muitas das licitações são feitas em escritórios de contabilidades, hoje apelidadas de consultorias técnicas, que montam o processo para cumprir a formalidade do TCE. No município de Mata Roma, por exemplo, as licitações são realizadas em sistema de Pregão Eletrônico, do site da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o “cidadecompras.com.br”.  Acontece, porém, que o sistema é utilizado apenas para disfarçar as fraudes cometidas pelos “pregoeiros” que o manipulam. Eles classificam processo licitatório deserto quando houve sessões, desclassificam empresas sem sequer observar os prazos constantes do próprio edital que elaboram. Em uma licitação recém realizada, pregão eletrônico 2/2014, às 16:30 horas, a empresa vencedora do certame foi inabilitada em menos de 2 minutas sob alegação de não ter enviado a proposta readequada quando o prazo para fazê-lo era de 24 horas para o e-mail do pregoeiro e logo em seguida, em menos de 10 minutos, declarou o processo como deserto, contrariando toda a norma editalícia e a legislação que trata do assunto.


Em alguns estados esse problema tem merecido uma atenção especial dos órgãos de fiscalização que, além de acompanhar, tem feito reiteradas recomendações as prefeituras municipais, dentre elas a de que licitações sejam abertas e em datas de dias úteis. No Piauí, por exemplo, o TCE determinou o cancelamento de licitações realizadas em datas suspeitas, como véspera de feriados tradicionais, tais como natal e ano novo, carnaval, semana santa, entre outras. O TCE do Piauí abriu um canal no seu site para receber denúncias, o que, de certo modo, inibiu consideravelmente práticas nocivas aos certames licitatórios promovidas pelas prefeituras municipais, dentre elas as de retenção de editais. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Bloco Vermelhão faz o maior arrastão de foliões no Carnaval de Coelho Neto


Conforme já era esperado, o Bloco Vermelhão brilhou mais uma vez e  fez o maior arrastão de foliões no Carnaval do município de Coelho Neto. O que se viu na tarde de ontem (3) foi um imenso mar vermelho saindo das proximidades da Rádio Cidade Livre FM, percorrendo algumas ruas da cidade e entrando no Corredor da Alegria em grande estilo.

Ainda na concentração foram distribuídas quase 3.000 (três mil) latinhas de cervejas para os foliões do bloco. Ainda sobraram cervejas que, foram tomadas por alguns foliões que retornaram ao prédio da rádio após o desfile do Vermelhão.


No meio da galera estavam o vereador Osmar Aguiar, Dra. Francisca Meire, Dr. Thiago, Américo de Sousa e o deputado estadual Zé Carlos do Partido dos Trabalhadores, que foi um dos apoiadores do Vermelhão neste ano.

O blog destaca o sentimento de união das pessoas que participaram do desfile do bloco. Todos de forma organizada e na paz, de modo que muitas famílias puderam levar suas crianças sem a preocupação de estas de repente serem pisoteadas. O trio (dirigido por Mauro, motorista da SEMEC) se locomovia de maneira que todos pudessem brincar e curtir com segurança o carnaval no maior bloco carnavalesco do município.

Neste ano a diretoria do Vermelhão resolveu homenagear dois artistas da terra: Adilson Torres, compositor da música do bloco que, foi em cima do trio cantando sua composição e também ao Cantor Léo, que fez uma regravação do sucesso de Adilson, no estilo axé. A Banda Forró Chique Elétrica foi contratada para animar a galera que pulou do início ao fim com alegria contagiante.

Um dos maiores ícones da cultura de Coelho Neto, Paulinho Cabeleireiro, também foi lembrado e convidado pela diretoria a participar. Ele foi o responsável pela ornamentação do trio.

Festa linda, preparada com muito carinho para a população de Coelho Neto, tudo de acordo com as expectativas dos organizadores. A gora é só aguardar o Carnaval de 2015 com o bloco do povão! Vermelhão de Coração!

É Vermelhão, hei !!!


Veja as imagens do grande mar vermelho que tomou conta das ruas de Coelho Neto-MA na tarde desta segunda-feira de Carnaval:

Clique nas imagens para melhor visualização.