Os números oficiais mostram que houve uma pequena aceleração no ritmo de entrega do IR em 2013. No primeiro dia de 2012, até as 18h, o Fisco havia computado 208 mil documentos recebidos, ou 20,2 mil por hora. Neste ano, foram 187,2 mil documentos enviados até as 16h, o equivalente a 23,3 mil declarações por hora.
Mais de um milhão de pessoas já baixaram o programa do Imposto de Renda deste ano. Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Declarar IR pode garantir renda para quem não é obrigado.
Especialistas em Imposto de Renda recomendam que os contribuintes separem os documentos necessários para fazer a declaração deste ano, não deixem para entregar o documento na última hora e prestem atenção redobrada na hora do preenchimento – como forma de evitar a chamada malha fina.
O contribuinte que estiver interessado em receber a sua restituição do Imposto de Renda no primeiro lote de 2013, que será pago em meados de junho deste ano, deve enviar a declaração logo nos primeiros dias, segundo levantamento feito pelo G1 na base de dados da Receita Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário