terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TRE-MA empossa novos presidente e corregedor

Blog do Luís Cardoso
José Bernardo Rodrigues (à esq.) e José de Ribamar Sobrinho (à dir.) tomam posse no TRE-MA. Foto: De Jesus/O Estado.
José Bernardo Rodrigues (à esq.) e José de Ribamar Sobrinho (à dir.) tomam posse no TRE-MA. Foto: De Jesus/O Estado.

Os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues e José de Ribamar Froz Sobrinho foram aclamados presidente e corregedor (respectivamente) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, durante sessão solene realizada no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís.

“Senhoras e senhores, mãos à obra, para que possamos viver dias melhores. Para minha alegria, estou vivendo o novo na Justiça Eleitoral do Maranhão, pois estamos implantando o sistema biométrico na capital e mais 8 municípios do estado”, destacou o presidente empossado.

O novo corregedor agradeceu a família presente e aos amigos pelo apoio incondicional. Froz Sobrinho tomou posse, substituindo a desembargadora Anildes Cruz, cujo biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral encerrou também neste 25.

“Estou preparado e confiante de que cumprirei meu mandato com simplicidade e profunda dedicação. Agradeço a Deus, pai todo poderoso, por mais esta oportunidade de servir ao povo deste lugar, na missão de buscar a verdadeira justiça”, comprometeu-se.

A saudação dos novos presidente e corregedor coube ao jurista José Carlos Sousa e Silva (membro da Corte). “A administração do desembargador José Bernardo na presidência é esperada por todos com a certeza de que fará um excelente trabalho, pois, para isso, conta com um quadro de funcionários competentes; e o desembargador Froz contribuirá com a inteligência, a experiência e a cultura jurídica de que dispõe”. 

Na mesma sessão, o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos (membro da Corte) assumiu a Ouvidoria do TRE e Tyrone José Silva foi empossado juiz auxiliar da presidência.

Despedida. Em seu discurso de despedida, a desembargadora Anildes Cruz agradeceu: “Esta não se trata de uma despedida melancólica. Sinto-me feliz pela oportunidade que a vida me proporcionou de quando há dois anos se iniciava o período em que pude vivenciar profundas emoções. Levarei comigo esta experiência inesquecível e enriquecedora”.

As informações são do TRE/MA.

Governo endurece regras para criação de sindicatos e notifica 862

Folha de S. Paulo

O Ministério do Trabalho e Emprego irá endurecer as regras para a criação de novos sindicatos, com o aumento da exigência de documentação, e passará a terceirizar a decisão sobre pedidos polêmicos, nos quais haja dúvida se já existe um sindicato em funcionamento atendendo à categoria pleiteada. 

As medidas foram anunciadas pelo ministro da pasta, Brizola Neto, nesta terça-feira (26). Elas entrarão em vigor 30 dias após a publicação de uma nova portaria. 

De acordo com o ministério, o objetivo da medida é dar maior transparência ao processo de concessão e acabar com as "fábricas de sindicatos" no país. 

Os sindicatos que já estão em funcionamento também terão de se adequar. Uma devassa nos registros do ministério mostrou que, dos cerca de 14 mil sindicatos existentes, 940 possuíam registros irregulares. 

Destes, 862 foram notificados devido à incapacidade de prover a documentação necessária ou de provar sua representatividade. Eles poderão ter o registro suspenso caso não atendam aos questionamentos do ministério. 

Entre as federações, o quadro encontrado é ainda mais preocupante: das 40 registradas, 23 estavam irregulares e já foram efetivamente suspensas.
Com a suspensão, as federações ficam proibidas de receber a contribuição sindical dos trabalhadores. 

MEDIDAS
 
Além da exigência de documentos básicos que antes não eram pedidos, como a identificação dos responsáveis pelos requerimentos ou o registro em cartório de atas e estatutos das entidades, a portaria define que o CRT (Conselho Regional do Trabalho) passe a decidir sobre casos em que a criação do sindicato seja posta em dúvida. 

Segundo a legislação brasileira, apenas uma entidade pode representar uma classe de trabalhadores em cada localidade. Trata-se do princípio da "unicidade sindical". 

Caberá agora ao CRT, criado em 2010 e composto por representantes do governo e dos movimentos sindicais, decidir se o sindicato deverá ou não ser criado. 

O pacote de novas medias também prevê um maior rigor nos casos dissociação de sindicatos ou desmembramento. Nestes casos, as novas entidades precisarão descrever qual sindicato está perdendo a base de representados para permitir sua criação. 

"De uma maneira geral, a portaria traz mais celeridade, transparência e controle. E põe fim ao que era classificado como interferência indevida do governo por meio do Ministério do Trabalho", disse Brizola Neto. "Estamos apertando o controle documental, exigindo certificação digital e definindo regras claras para divisão de base, evitando fracionamento das organizações." 

BAGUNÇA
 
O ministério afirmou que irá acelerar a análise de pedidos porque porque promoveu uma organização de seus arquivos com o objetivo de concentrar todos os requerimentos em um único sistema

O SDP (Sistema de Distribuição de Processos) não era usado de forma adequada. Segundo Brizola Neto, 1.800 processos foram localizados em diferentes repartições do ministério, em gavetas de técnicos, em vez de estarem devidamente registrados no sistema. "Encontramos pedidos feitos ainda na década de 90", disse.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Click : Parabéns Dr. Magno Bacelar!!




Comemorando e recebendo os parabéns de amigos e familiares nesta segunda-feira (25) está o eterno senador Magno Bacelar. Filho de Raimundo de Melo Bacelar e Maria Machado Bacelar. Em 1962 concluiu o Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, alternando-se entre a advocacia e o jornalismo. Foi diretor da Rádio e TV Difusora do Maranhão, diretor-presidente da TV Difusora do Maranhão e diretor do Jornal do Dia, ambos em São Luís. Fundou também a Federação das Escolas Superiores do Maranhão.

Atualmente Dr. Magno está residindo em sua terra natal, Coelho Neto,MA, cidade em que foi prefeito de 2005 a 2008 trazendo obras importantíssimas para o município, entre elas se destacam o Projeto de Captação e Tratamento de água do Rio Parnaíba e o Projeto de Esgotamento Sanitário, ambos paralisados pelo governo atual.

O blog parabeniza e deseja vida longa, saúde e paz a Dr. Magno Bacelar.

Blogueiro de Coelho Neto é obrigado a se retratar publicamente com juíza


 
Imagem Google

O blogueiro Samuel Bastos, ligado ao prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva-PSD, teve que se desculpar publicamente com a juíza Titular da 2ª Vara de Coelho Neto-MA, Dra. Karla Jeane Matos de Carvalho. Explico: A Juíza resolveu abrir processo contra o blogueiro porque durante o período eleitoral de 2012 o mesmo publicou em seu blog matéria em que afirmava categoricamente que a magistrada, na época responsável pelo desdobramento do Processo Eleitoral, teria proibido blogs locais de postar matérias a respeito do pleito fazendo uso de termos bem incisivos sob o título: A VOLTA DA DITADURA E A LEI DO SILÊNCIO: EM DECISÃO INÉDITA JUÍZA DE COELHO NETO TENTA CALAR A IMPRENSA. Considerada por muitos uma afronta direta à autoridade da juíza, uma vez que a publicação do rapaz não condizia com a verdade dos fatos e que o mesmo sequer havia participado da Audiência Pública que tratou sobre as normas legais e as diretrizes que norteariam as Eleições 2012 e que baseado não se sabe em que publicou tal matéria.

Na audiência de conciliação ocorrida na última terça-feira (19) as partes teriam chegado ao seguinte acordo: O rapaz publicaria em seu blog uma nota de retratação pública se desculpando com a magistrada e desembolsaria a pequena quantia de 3 mil reais a título de danos morais.

Lembrando que não seria a primeira vez que o blogueiro se vê nessa situação de ter que pedir desculpas e meter a mão no bolso por ofender pessoas no site de sua propriedade. Fica aí mais essa lição. Uma hora o moço aprende.
 
Veja a matéria que ainda pode ser lida em seu site e em seguida a nota de retratação:


A VOLTA DA DITADURA E A LEI DO SILÊNCIO: EM DECISÃO INÉDITA JUÍZA DE COELHO NETO TENTA CALAR A IMPRENSA


Segundo a enciclopédia Wikipédia, liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Como vivemos num país democrático em que se respira a liberdade fruto da democracia não devemos aceitar que esse direito conquistado a preço de sangue seja tolhido por quem quer que seja.

Na tarde dessa terça-feira (31), a juíza eleitoral da 28ª. Zona de Coelho Neto Dra. Karla Jeane Matos realizou uma Audiência Pública a fim de tratar sobre as normas legais e as diretrizes que nortearão as Eleições 2012. Estiveram presentes na reunião o Dr. André Luis Promotor de Justiça, Dr. Leonan Fonseca Delegado da Polícia Civil, Delegado da Polícia Federal Dr. Emerson Fonseca e o Comandante da Polícia Militar Capitão Flávio Ramos, além de candidatos a prefeitos, vereadores e representantes de coligações. Entre as decisões apresentadas, a juíza esquecendo que vive na democracia e numa tentativa de calar a imprensa, proibiu que blogs e sites locais publicassem qualquer matéria sobre o processo eleitoral. Se não bastasse a magistrada complementou a decisão arbitrária e decidiu que todas as postagens sobre as eleições que foram postadas até a presente data fossem retiradas dos blogs e sites. Me comprem um bode!

Dra. Karla Jeane da 28ª. Zona: decisão da magistrada tenta calar a imprensa

Nunca pensei que fosse viver tempos como esse. Coelho Neto é uma cidade com quase cinqüenta mil habitantes e a zona eleitoral é composta por mais três municípios e em quase todos existe pelo menos um blog na internet que trata das notícias locais. Só em Coelho Neto entre blogs e sites somam quase 10 e não precisa ser expert pra entender que a decisão da juíza feriu os princípios democráticos da imprensa que é de informar. Se não for proibido perguntar, gostaria de saber da juíza por exemplo como a imprensa vai se calar sobre o principal assunto que o país discute no momento? Porque a restrição de falar dos candidatos para os eleitores numa cidade que já não dispõe do horário eleitoral gratuito?  Como justificar aos leitores que estamos amordaçados justamente pela Justiça que deveria ser protetora da liberdade de imprensa?


O que mais me revoltou foi saber que nenhum colega blogueiro que esteve presente na reunião teve a coragem de reclamar sobre esse disparate. Me causou náuseas saber que todo mundo acatou a decisão como se fôssemos obrigados a cumprir caladinhos sem direito nem a espernear. Me causou estranheza que os blogueiros alinhados a oposição que sempre brigam por tudo aceitaram tudo de bom grado como se estivessem recebendo um presente de natal. Medo? Subserviência? Vai entender! Ao saber da decisão expus minha revolta nas redes sociais e lá obtive apoio de que a decisão é arbitrária e fere os princípios constitucionais.

Não vou me calar e muito menos aceitar que queiram enfiar uma decisão dessa goela abaixo. Alô TSE! Alô TRE do Maranhão! Socorro! Onde estão os que deveriam velar pela nossa Constituição? Será que a cidade de Coelho Neto, no interior do Maranhão será o único lugar onde uma juíza dará o mau exemplo e numa decisão inédita conseguirá calar a liberdade de imprensa que falei no início desse texto? Não sei o porquê da decisão, mas acredito que a juíza poderá e com urgência rever sua decisão e junto com a imprensa da cidade definir critérios que proíbam os excessos, mas que garantam a informação. Um sonoro NÃO a mordaça e as práticas da terrível DITADURA!



A Retratação do blogueiro


PEDIDO DE DESCULPAS A JUÍZA DE COELHO NETO DRA. KARLA JEANE MATOS DE CARVALHO





Gostaria de pedir desculpas a Dra. Karla Matos juíza de Coelho Neto por ter publicado notas afirmando que a magistrada estaria impedindo ou dificultando a liberdade de imprensa dos blogueiros.

Na verdade, a matéria por mim postada, trás informação inverídica ao afirmar que a juíza proferiu decisão impedindo a liberdade de imprensa e blogs.

O que ocorreu é que a juíza convocou reunião com os partidos políticos às vésperas da eleição municipal, para tratar sobre as Eleições municipais.

Não presenciei a reunião convocada pela magistrada.

Também não procurei a juíza para ouvi-la, como determina os princípios básicos de quem se propõe a manter blogs ou divulgar fatos de forma séria, ética e responsável. 

Foi, portanto um ato irresponsável e desprovido de ética da minha parte, divulgar um fato que não aconteceu. 

Esta retratação apesar de não corrigir meu enorme erro, tem caráter pedagógico e fará com que eu possa refletir sobre as minhas atitudes daqui pra frente, passando a agir com ética, responsabilidade e a respeitar as autoridades, as pessoas de um modo geral, o Estado Democrático de Direito e principalmente a VERDADE.
Nota: A presente retratação é fruto de acordo na audiência realizada no dia 19 de fevereiro, tem forma de composição civil nos termos do Termo de Audiência já divulgado por esse blog e exigidos pela vítima Karla Jeane Matos de Carvalho.


Coelho Neto está entre os Municípios Maranhenses que vai receber retroescavadeira e Patrol

Portal Coeliho Neto
gooogle333 



















 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, neste mês de fevereiro, a lista dos selecionados para receberem uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Os nomes estão previstos nas Portarias 10 e 11 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicadas também no dia 5 no Diário Oficial da União (DOU). Para atender aos pedidos de prefeitos, a CNM coloca a lista mais uma vez em destaque.

Vários municípios do Maranhão, entre eles Coelho Neto (MA), receberão do governo federal motoniveladoras (patrol) e Retroescavadeiras novas. 

Abaixo você tem uma lista dos municípios maranhenses selecionados
A primeira listagem, da Portaria 10/2013, representa o conjunto de Municípios que fizeram a adesão em formulário eletrônico entre os dias 15 de junho e 31 de outubro do ano passado e manifestaram interesse em receber as máquinas.

Na Portaria 11/2013, o MDA divulga o primeiro grupo de Municípios selecionados, por região, para o recebimento de máquinas motoniveladoras. Além dos critérios definidos pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a escolha deste primeiro grupo.

De acordo com o MDA, os Municípios selecionados foram àqueles inscritos nas modalidades associativas e consórcio público e os melhor classificados, com base nos demais critérios.
As duas Portarias ressaltam que o Sistema PAC (SisPAC) será reaberto aos Municípios que não aderiram previamente, para que façam a adesão e manifestem interesse nas máquinas retroescavadeira ou moto niveladora. A reabertura se iniciou desde o dia 4 de fevereiro e se estenderá até 5 de abril deste ano, no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os Municípios listados nas Portarias serão convocados pelo MDA para as atividades de treinamento e de recebimento dos bens. Os classificados que não enviarem servidores para as atividades de treinamento ou não comparecerem aos atos de entrega perderão o direito às máquinas.

MUNICÍPIOS MARANHENSES QUE RECEBERÃO PATROL     
          
Governador Eugênio Barros
Lagoa Grande do Maranhão
São Domingos do Maranhão
São Francisco do Maranhão
São Luís Gonzaga do Maranhão
São Raimundo das Mangabeiras
Água Doce do Maranhão
Alcântara
Aldeias Altas
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante do Maranhão
Anajatuba
Apicum-Açu
Araguanã
Araioses
Arame
Arari
Bacuri
Barão de Grajaú
Bela Vista do Maranhão
Bequimão
Boa Vista do Gurupi
Bom Jardim
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo
Buriti
Buriti Bravo
Buritirana
Cajapió
Cajari
Cândido Mendes
Carolina
Carutapera
Centro do Guilherme
Centro Novo do Maranhão
Cidelândia
Coelho Neto
Colinas
Cururupu
Davinópolis
Dom Pedro
Esperantinópolis
Estreito
Feira Nova do Maranhão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Fortuna
Godofredo Viana
Gonçalves Dias
Governador Edison Lobão
Governador Luiz Rocha
Governador Newton Bello
Guimarães
Humberto de Campos
Icatu
Igarapé do Meio
Igarapé Grande
Itinga do Maranhão
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Lago do Junco
Lago Verde
Lagoa do Mato
Lima Campos
Loreto
Magalhães de Almeida
Maracaçumé
Maranhãozinho
Matinha
Matões
Milagres do Maranhão
Mirador
Miranda do Norte
Mirinzal
Monção
Morros
Nina Rodrigues
Nova Olinda do Maranhão
Olho d’Água das Cunhãs
Olinda Nova do Maranhão
Palmeirândia
Paraibano
Parnarama
Pastos Bons
Paulo Ramos
Pedreiras
Pedro do Rosário
Penalva
Peri Mirim
Peritoró
Poção de Pedras
Presidente Dutra
Presidente Juscelino
Presidente Sarney
Primeira Cruz
Raposa
Riachão
Santa Helena
Santa Luzia do Paruá
Santa Rita
Santana do Maranhão
Santo Amaro do Maranhão
São Benedito do Rio Preto
São Bento
São Bernardo
São Domingos do Azeitão
São Francisco do Brejão
São João Batista
São João do Soter
São João dos Patos
São Mateus do Maranhão
Satubinha
Senador Alexandre Costa
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Timbiras
Trizidela do Vale
Tuntum
Turiaçu
Turilândia
Urbano Santos
Vargem Grande
Viana
Vila Nova dos Martírios
Vitória do Mearim
Vitorino Freire.

MUNICÍPIOS MARANHENSES QUE RECEBERÃO RETROESCAVADEIRAS
                                                                
Água Doce do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante do Maranhão
Anapurus
Arame
Barão de Grajaú
Bela Vista do Maranhão
Benedito Leite
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo de Areia
Buriti
Campestre do Maranhão UF Município
Carolina
Cedral
Coelho Neto
Colinas
Davinópolis
Estreito
Feira Nova do Maranhão
Fernando Falcão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Gonçalves Dias
Governador Archer
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Graça Aranha
Itaipava do Grajaú
Itinga do Maranhão
Jatobá
Jenipapo dos Vieiras
João Lisboa
Lago Verde
Lagoa Grande do Maranhão
Lajeado Novo
Loreto
Marajá do Sena
Mirador
Monção
Montes Altos
Nova Colinas
Olho d’Água das Cunhãs
Paraibano
Passagem Franca
Pastos Bons
Paulo Ramos
Pindaré-Mirim
Pio XII
Poção de Pedras
Porto Franco
Presidente Dutra
Presidente Médici
Raposa
Riachão
Rosário
Sambaíba
Santa Filomena do Maranhão
São Bento
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Carú
São João do Paraíso
São João dos Patos
São Pedro da Água Branca
São Pedro dos Crentes
São Raimundo das Mangabeiras
São Vicente Ferrer
Satubinha
Senador La Rocque
Serrano do Maranhão
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Tasso Fragoso
Tufilândia
Tuntum
Turiaçu
Vila Nova dos Martírios
Vitorino Freire