sábado, 3 de novembro de 2012

Sarney, Lobão, gestos e sombolismos na política

Blog do Robert Lobato

Lobão recebe alta do Hospital Albert Einstein e volta pra casa ao lado do velho amigo José Sarney
Um dileto amigo – e experiente político destas terras – costuma dizer que em política os gestos podem falar mais do que mil palavras.
Lembrei dessas sábias palavras do “chegado” quando vi a foto do presidente do Congresso Nacional, José Sarney, ao lado do seu velho e leal amigo, Edison Lobão.
O retrato foi tirado assim que o senador e ministro das Minas e Energia recebeu alta do Hospital Albert Einstein, nesta sexta-feira (2), em São Paulo. Ou seja, além do gesto de carinho e prestígio recebido do amigo Sarney, Lobão aproveitou para mandar um recado para os seus adversários do grupo em pleno Dia de Finados: que está mais vivo do que nunca.
Lobão é candidatíssimo à sucessão de Roseana Sarney e não abre nem para um trem lotado de Luís Fernando. Só desistirá da candidatura se os boletins médicos assim recomendarem e mesmo sob algo muito grave.
“Quer dizer, Robert, que o Sarney foi visitar Lobão para dizer que é ele o seu candidato a governador em 2014?”, pode indagar algum leitor.
Não necessariamente. Mas, como sabemos, Sarney é político até a medula, até o último fio de cabelo do bigode, logo é mais chegado aos “políticos” dos que aos “técnicos” quando o assunto é eleição. Daí que não seria surpresa alguma se o pai divergisse da filha pela primeira vez, já que ela tem maior inclinação pela candidatura de Luís Fernando – Gastão Vieira pode aparecer como o nome de equilíbrio, não custa lembrar.
Eu sei, gente. Estamos falando de Sarney e o retrato acima pode simbolizar que o mais dos ilustre dos maranhenses vivos está apenas passando uma vaselina em Lobão para lá na frente dizer: “Magro Velho, é bom a gente não arriscar. Melhor você ir comigo para a Academia Brasileira de Letras”.
Pode ser isso também, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário