quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto será neste sábado



Os associados ao SINTASP/MCN – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal da Microrregião de Coelho Neto, MA irão eleger neste sábado, 1º de dezembro de 2012, a Nova Diretoria e Conselho Fiscal da entidade sindical. Além de Coelho Neto faz parte da base de atuação deste sindicato, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti. 

                                                             Américo de Sousa
A Chapa Sindicato Forte e Independente foi a única a efetuar o pedido de registro para participar das eleições para renovação da Diretoria e Conselho Fiscal da instituição. A mesma é encabeçada pelo sindicalista Américo de Sousa, que deverá voltar a presidir o SINTASP.

Américo de Sousa, durante sua gestão, organizou e modernizou o sindicato, de modo que o número de associados cresceu bastante. Vários direitos e benefícios foram conquistados para a categoria, fruto da união dos associados, promovida pela gestão desse incansável e combativo sindicalista, cujo prestígio ultrapassou as divisas da base de atual do SINTASP/MCN se estendendo Maranhão a dentro.

Atualmente, Américo faz parte da Diretoria da FETRAM/CUT-MA - Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado do Maranhão, cujo presidente é Osmar Aguiar, que também preside o SINTASP/MCN.

Existiam rumores de que alguns servidores ligados à administração Municipal estavam articulando a montagem de uma chapa, porém o Estatuto da entidade não permite que sócios ocupantes de Cargos Comissionados possam disputar as eleições de entidade.

Diante da impossibilidade de poder disputar, alguns desses servidores estariam agora tentando tumultuar o processo eleitoral e causando constrangimentos a alguns servidores em seus locais de trabalho com um abaixo-assinado onde os mesmo estariam sendo praticamente obrigados a assinar, segundo informações que chegaram a este blog.

Ocorre que, para esse grupo de “amigos da administração” seria muito difícil convencer aos associados de que teriam peito para enfrentar o governo municipal em defesa dos direitos da categoria, uma vez que estão subordinados à administração municipal por meio dos cargos comissionados que ocupam.

Na opinião da maioria dos associados, uma suposta gestão desse grupo colocaria em risco todas as conquistas adquiridas ao longo desses anos. Já o grupo que atualmente preside a instituição tem a total confiança desses associados, pois sempre defendeu com unhas e dentes a categoria.

O certo é que Américo de Sousa goza de grande prestígio entre os sócios  e isso parece que tem incomodado bastante, sobre tudo à administração municipal atual.

Para as eleições deste sábado a direção do SINTASP/MCN está tomando todas as providências para evitar qualquer tipo de ameaça ao bom andamento do processo eleitoral, de modo que todos os sócios possam exercer o direito de votar. 

Há inclusive informações de que o Grupo de Operações Especiais- GOE  estará garantindo a segurança das eleições. Exagero?? Para quem viu o que fizeram no dia 24 de março de 2012, (invasão ao sindicato protagonizada pelo prefeito e sua escolta pessoal) uma forma de garantir de fato a segurança.

Como já ficou claro no início desta matéria, será Chapa única, por conta de que apenas uma chapa efetuou o registro para concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário