Da BBC
O biscoito do orgulho gay (Foto: Oreo/Divulgação)
Uma campanha do biscoito Oreo no Facebook com a imagem de um biscoito com um recheio nas cores do arco-íris - o tradicional símbolo gay - foi ''curtida'' por mais de 200 mil internautas e com mais de 60 mil comentários.
A imagem do biscoito de chocolate, postada na segunda-feira, aparece
acima da data ''25 de junho'' e da palavra ''orgulho'', em referência ao
Dia do Orgulho Day, seguida ainda da frase ''Orgulhosamente apoie o
amor!''.
O Dia do Orgulho Gay na verdade é celebrado em 28 de junho, mas o mês
de junho tradicionalmente é o mês do orgulho gay em diferentes partes do
mundo. O biscoito multicolorido foi especialmente criado para a
campanha e não está à venda.
A página do Oreo conta com quase 27 milhões de seguidores. A maior
parte dos que comentários deixados abaixo da imagem do biscoito
multicores foram positivos, mas muitos foram críticos em relação à
campanha publicitária.
A internauta Judith Farry deixou o seguinte comentário: ''Obrigado...e
esse é o mais LINDo biscoito que eu já vi''. Rebecca Hoffman comentou
que ''já não é sem tempo que marcas passem a mostrar apoio às coisas que
importam para elas. Todo mundo tem a sua opinião e a Oreo está
mostrando a sua''.
Passagens bíblicas
Muitos cristãos evangélicos condenaram a iniciativa postando passagens da Bíblia. Beth Hart afirmou que ''Deus, em seu infinito amor diz que a homossexualidade é sodomia, é uma abominação à luz do Deus divino. O amor é a verdade''.
Alguns deixaram comentários abertamente homofóbicos, como Andy Fischer,
dizendo que ''homens brancos, asiáticos e latinos irão reconquistar
esse nosso grande país e expulsar os maricas que estão tentando espalhar
sua doença na mente de nossas crianças. Oh, que dia feliz seria
esse!''.
Basil Maglaris, diretor-assistente de Assuntos Corporativos da Kraft,
que possui a Nabisco, empresa que produz o Oreo, afirmou que a imagem do
biscoito foi uma homenagem ao Mês do Orgulho Gay.
'Como empresa, a Kraft Foods tem uma história de orgulho em celebrar a
diversidade e a inclusão. Nós acreditamos que o anúncio do Oreo é um
divertido reflexo dos nossos valores'', afirmou Maglaris.
O anúncio integrou a celebração de 100 anos da Oreo. A companha vem
postando novos conteúdos diariamente, para marcar o aniversário.
Muitas grandes empresas enviaram representantes para paradas gays
realizadas nos Estados Unidos no último final de semana, entre elas a
Bud Light, a Wells Fargo, a Johnson & Johnson e a Coca-Cola.
O anúncio do Oreo já desencadeou outra campanha, uma petição online
defendendo a criação real do biscoito arco-íris. Os defensores da
iniciativa alegaram motivos ideológicos, bem como de consumo: ''1. Os
gays merecem direitos iguais. 2. Ele parece ser delicioso. Por favor,
assine aqui e diga que você quer ver o 'Oreo Gay' nas prateleiras muito
em breve!''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário