sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cenário político de Coelho Neto


O município de Coelho Neto deverá ser palco da mais acirrada disputa política de sua história. Pois a cada dia que passa os ânimos se exaltam entre os dois grupos políticos que deverão ir para o embate eleitoral. De um lado está o prefeito Soliney Silva-PSD que ora se autodeclara candidato, ora cogita a possibilidade de indicar alguém da sua confiança para tentar lhe suceder no comando do município. No caso desta última hipótese, Soliney Filho poderá ser o escolhido para tentar levar adiante o propósito do pai de continuar no comandando da cidade.

No entanto, algumas pessoas acham que a pouca idade do rapaz e o fator inexperiência politico-administrativa será o grande desafio a ser superado pelo grupo político do atual prefeito se quiser ter alguma chance de sucesso. Resta saber qual a leitura que o eleitorado vai fazer da situação no decorrer da campanha que se avizinha. Em todo caso, a questão da estrutura financeira embora seja de grande importância, poderá ser insuficiente para se obter êxito. Isso vale tanto para o pai quanto para o filho. 

Do outro lado, está o grupo da oposição que conta com nomes de peso da política local com os ex-prefeitos Magno Bacelar, Márcia Bacelar, Antônio Cruz e a mais nova liderança política oposicionista de Coelho Neto Américo de Sousa do Partido dos Trabalhadores, este último se destaca como o grande nome da oposição para disputar a prefeitura do município com chances reais de vitória, haja vista o seu desempenho como vereador de oposição. Sempre se postando de maneira firme, denunciando os abusos e inércia do poder executivo, motivo pelo qual conquistou a admiração de boa parte da população que, há muito sentia a falta de um parlamentar com tamanha coragem e conhecimento de causa.

Todavia, a oposição tem pela frente o desafio de convencer o eleitorado recorrendo, sobretudo à conscientização do mesmo a respeito da importância de escolher bem os seus representantes e da consistência e viabilidade de seu projeto político-administrativo, visto que não deverá dispor de recursos financeiros na mesma proporção do grupo liderado pelo prefeito atual. Neste caso, a população deverá optar por um projeto novo, dinâmico e viável ou dar seguimento a um projeto que no passado até embalou sonhos, mas que no decorrer do tempo se mostrou frágil, inconsistente e inexecutável. Utópico, falando em português claro. Pelo menos essa é a opinião de muitos.

No decorrer de todo o seu governo o prefeito atual cometeu inúmeros erros e isso poderá lhe custar muito caro, politicamente falando. A peleja do mesmo com o Sindicato dos Servidores Municipais causou danos imensuráveis à sua imagem, embora não admita isso publicamente. As várias transferências de servidores sem motivação legal, o corte das mensalidades sindicais e de plano de saúde dos sócios do sindicato e da APSERV, projetos inconstitucionais de autoria do executivo aprovados pelo Parlamento Municipal, a falta de diálogo com os representantes da categoria de servidores, o episódio da invasão à instituição sindical e por último essa história de querer cassar o mandato do vereador Américo, tudo isso somado às promessas não cumpridas mais o desencanto que aos poucos foi tomando conta do eleitorado local são fatores que o bom senso aconselha não desprezar.

Neste período pré-eleitoral os blogs do município e as redes sociais vêm ganhado repercussão na divulgação de fatos e boatos. O crescimento do número de pessoas com acesso à internet no município torna essa ferramenta uma importante aliada, possibilitando inclusive, às pessoas que moram em outros municípios estejam informadas do que acontece por aqui.  Salta aos olhos, todavia, a falta de ética de alguns blogueiros locais que, têm lançado mão desse instrumento para ridicularizar e desrespeitar pessoas de bem. Para tal, utilizam-se de insinuações maldosas, palavreado chulo, expressões grosseiras e charges de mau gosto com o único propósito: Ferir a quem lhe desagrade ou pense de forma diferente. Essas pessoas parecem incapazes de escrever uma única linha sem agredir alguém. Ainda por cima ainda posam de autoridades. Não é à toa que a maioria responde a processos na justiça local. 
Estamos de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário