Saiba como limpar vidro do carro com película escurecedora
Vidros com películas devem ser limpos apenas com pano com água.
Especialista responde a esta e outras dúvidas dos internautas do G1.
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Do G1
Vidros exigem cuidados especiais (Foto: AFP)
Como limpar o vidro de um carro com aquela película escurecedora? Sabão em pó pode ser usado para lavar o carro? Estas e outras perguntas foram enviadas por internautas após a publicação da coluna "Tire dúvidas sobre como cuidar da aparência do seu carro". Veja a abaixo as respostas e estas e outras questões:
o risco de estragá-la?
- Ricardo
Os vidros com películas devem ser limpos apenas com pano umedecido em água. Marca de adesivo na película é bem complicado de tirar, uma vez que dificilmente um adesivo é colocado sobre a película. As lojas que fazem a instalação contam com um produto que pode ajudar, mas se for o caso de tentar em casa, é preciso paciência e um pano molhado, se utilizar qualquer tipo de solvente vai prejudicar e até mesmo estragar a película.
O que fazer quando as lentes dos farois estiverem esbaçando?
- Matuzalém
Quando o farol do carro embaça por dentro é sinal de que essa peça sofreu um impacto. Ou seja, ocorreu uma pequena batida que danificou uma ou mais presilhas que prendem a parte de vidro à parte plástica. Com as presilhas danificadas, ocorre a infiltração de água. Quando ela evapora ocorre o embaçamento. Com o tempo o farol vai ficando amarelado e sujo. A única forma de resolver é trocar a peça ou então, em raras exceções, fazer uma vedação com silicone, mas isso é um paliativo.
Como tirar os arranhões que já existem no carro?
- Icaro
Atualmente existem maneiras eficientes para se eliminar leves riscos e arranhões da pintura de um carro. Um deles é a micropintura. Esse sistema permite cobrir a área afetada com o mesmo tipo de tinta e tonalidade de cor usada no veículo, não alterando as características originais da pintura. Contudo, não elimina riscos profundos, que podem até ser amenizados. Outro método, que também pode ser utilizado com essa finalidade, mas para riscos e arranhões bem superficiais, é a revitalização, que pode ser o polimento, a cristalização ou o espelhamento. Em todos eles o brilho natural da pintura será recuperado.
Gostaria de saber com tirar resíduos deixados por adesivos colados na lataria?
- Paulo Roberto Brito Pereira
A melhor forma de retirar adesivos da lataria é contar com o auxílio de um secador de cabelos. O secador ajuda a tirar o colante sem deixar resíduos de cola. Se algum resíduo ainda persistir na lataria, o mais recomendado é usar um pano embebido com querosene. Esfregue a área afetada sem fazer força e não deixe o querosene secar sobre a pintura. Assim que o resíduo sair enxágüe bastante. Se esses resíduos permaneceram algum tempo na lataria é bom fazer um polimento para igualar a tonalidade.
Moro no litoral, a 800 metros do mar, e quando vou lavar meu carro peço para colocar óleo vegetal em baixo para proteger contra a corrosão. Isso é certo? Existe outro produto mais indicado?
- Clementina Moraes
Primeiramente todo carro já vem de fábrica protegido contra corrosão. O correto nas lavagens é não utilizar nem um tipo de óleo, ou seja, mandar pulverizar o carro por baixo e também o motor. Esqueça isso. Quando se mora no litoral o ideal é lavar o carro toda a semana, mas a lavagem deve ser bem feita, dedicando especial atenção às frestas e à parte inferior. Isso é importante, pois a água salgada penetra nas frestas e depois evapora, mas o sal fica e vai se acumulando, o que danifica a pintura e com alguns anos pode ocasionar a corrosão. Se tomar o cuidado de toda semana lavar bem, jogando bastante água nesses pontos mais vulneráveis, não terá com que se preocupar. É importante providenciar o polimento a cada 30 dias para manter a pintura sempre brilhando.
Lavar o carro com sabão em pó estraga a pintura?
- Danilo
Não é o recomendado, pois é prejudicial à pintura sim. Na sua formulação estão presentes alguns abrasivos que podem provocar manchas na pintura ou danificar a camada de verniz da carroceria.
Qual a diferença do espelhamento e do polimento?
- Rosane Zuchetto, Esteio, RS
O espelhamento de pintura é um procedimento recente, que consiste em várias etapas de polimento com produtos específicos. É uma técnica que em alguns casos consegue até eliminar manchas e riscos que afetaram o verniz ou a camada superficial da lataria. Esse serviço oferece um brilho duradouro, cerca de seis meses, que é obtido por uma espécie de película protetora que fica sobre a pintura. Já o polimento é um procedimento mais simples, realizado com máquina polidora e uma massa abrasiva. O brilho pode chegar a um mês e também protege a pintura, principalmente contra a poluição e seus efeitos nocivos. É também indicado para aqueles carros que estão sem brilho, com a pintura opaca e precisam de uma revitalização. Também existe a cristalização de pintura. Trata-se de um polimento também, mas sua vantagem é agir como selador e protetor cujo efeito pode se estender por até três meses.
Tenho uma Blazer e tenho dúvidas em relação às trocas de óleo do motor. A GM diz que nos casos de uso frequente em congestionamentos, percursos curtos (menor que 6 km), utilização em terra ou areia ou uso de reboques a troca deve ser com 7.500 km. Mas em nenhuma das condições citadas, a troca do óleo de deve ser com 15.000 km (por recomendação do fabricante do veículo). Entretanto, os postos recomendam esta troca com 5.000 km para o mineral ou 10.000 km o sintético. O que devo fazer?
- Julio Cezar Pinto
Antes de mais nada o mais correto é seguir a recomendação do fabricante. Porém, é preciso ficar atento não somente à quilometragem estabelecida para troca, mas principalmente na especificação. O óleo pode variar a viscosidade conforme o motor. Pode ser um 5W30 ou 20W50. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Quanto menor o primeiro número, mais fino é o óleo e quanto maior o segundo, mais grosso. São especificações bem diferentes e com aplicações também diferentes. Por exemplo, se a fábrica indica a troca a cada 15 mil quilômetros, o óleo só pode ser do tipo sintético, cujo limite para troca é a cada 20 mil quilômetros. O óleo do tipo semi-sintético é recomendado a troca a cada 10 mil e o mineral a cada 5 mil quilômetros. Lembre-se que a troca também deve ser feita a cada seis meses, mesmo que esteja longe de atingir a quilometragem. O filtro também deve ser sempre trocado e não esqueça de verificar o nível do óleo periodicamente.
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