Por João de Sousa
O Facebook já é
disparado o maior fenômeno das redes sociais no Brasil e no mundo. Apesar de o Orkut ainda
manter a liderança no setor (no Brasil), estudos apontam o Facebook como a rede social do
momento e aquela com maior índice de crescimento. Enquanto que o Orkut cresceu
28% em 2009 nesse mesmo ano o Facebook teve crescimento de 258%. Veja o gráfico
a seguir:
Em 2010 no Brasil o
Facebook cresceu de 15,7% para 40,8% 159% de crescimento, portanto, enquanto
que o Orkut se manteve estável. Quem não tem um perfil no “Face”, como está
sendo chamado, pelo visto está ficando na "pré-história das redes sociais".
Em nível mundial,
estudos apontam que o Orkut encolheu 1% enquanto que o Facebook cresceu 41%.
Estaria o Orkut prestes a se tornar uma rede social fantasma no Brasil? Talvez ainda seja cedo para se
afirmar alguma coisa nesse sentido, mas se levarmos em conta o meteórico
crescimento do Facebook e que a maioria dos internautas que estão se
interessando em participar de sites de relacionamentos o estão preferindo, é
bem provável que em um futuro não muito distante possamos responder a esta
pergunta de forma concreta.
Um dos fatores que
diferenciam o Orkut do Facebook é a faixa etária de grande parte de seus
usuários. Enquanto o Orkut tem na sua maioria usuários entre 14 a 24 anos, o
Facebook apresenta maioria na faixa a partir dos 25 anos para mais. Dessa forma,
ele passa longe do rótulo de “coisa de adolescente” que sempre perseguiu o concorrente.
Artistas, jornalistas,
políticos, grandes empresários e diversas empresas têm perfil no Facebook.
Aqui em Coelho Neto que
até 2010 praticamente ninguém usava Facebook, neste ano de 2011 o site se
tornou a bola da vez. Na maioria são internautas que possuem perfil no Orkut,
mas que agora estão sendo seduzidos pelas novidades e interatividade que o “Face”oferece.
Para propagar informações não tem ferramenta melhor.
O Facebook foi fundado
em
4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e
Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Já o rival Orkut é de
propriedade do Google, criado em 24 de Janeiro de 2004 com o
objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos.
Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco
do Google.
Ambas as redes foram
fundadas no mesmo ano, porém o Orkut se popularizou mais rapidamente.
Principalmente aqui no Brasil, onde se tornou febre por volta do ano de 2008.
Conheça um pouco mais
sobre a história do Facebook:
Conheça
também um pouco mais sobre a história do Orkut:
Nenhum comentário:
Postar um comentário