sábado, 3 de setembro de 2011


Serviço de Saúde de Coelho Neto é um dos piores do Maranhão





Dos muitos problemas que o município de Coelho Neto-MA enfrenta atualmente, o Serviço de Saúde mantém-se na liderança do ranking das reclamações do povo da cidade. O atual prefeito do município, Soliney Silva, foi eleito prometendo grandes melhorias para a população coelhonetense, sobretudo nessa área, motivo pelo qual fazia duras críticas ao governo municipal que o antecedera. Segundo ele, os repasses que o município recebia do Governo Federal eram suficientes para oferecer um Serviço de Saúde de qualidade ao povo.

Rosângela Curado, Secretária de Saúde desde que Soliney assumiu o governo do município, foi a grande aposta do “governo de todos” para fazer a prometida revolução na Saúde Municipal de Coelho Neto. Porém, até agora ela não conseguiu alcançar os resultados prometidos. Embora os repasses destinados à Saúde tenham aumentado significativamente, o Serviço de Saúde ofertado ao povo neste governo não tem conseguido acompanhar a evolução desses recursos.

Vamos fazer um comparativo para que possamos entender melhor a situação tomando como base os repasses para Procedimentos em Média e Alta Complexidade.

Veja quanto Coelho Neto recebeu em 2008, último ano de governo de Magno Bacelar, para Procedimentos em Média e Alta Complexidade, segundo informações colhidas através do Portal da Transparência do Governo Federal:

Agora veja quanto o Governo Federal repassou ao município no primeiro ano (2009) do “Governo de Todos” para o mesmo tipo de atendimento:

Faça as contas e veja que o “Governo de Todos” teve a sua disposição mais de um milhão de reais além do que recebeu o governo anterior. Um milhão, cento e sete mil, duzentos e quarenta e seis reais e dois centavos, para ser mais exato. Apesar  disso, quem vive por aqui e tem boa memória lembra que a palavra crise mundial esteve o tempo todo na boca do prefeito Soliney durante aquele ano.

Mesmo com o aumento dos recursos, o Serviço de  Saúde piorou bastante na Gestão da atual Secretária de Saúde, Senhora Rosângela Curado. Há falta de medicamentos nos postos de saúde dos bairros, um simples exame pode levar meses para ser realizado e as ambulâncias não param de levar pessoas doentes para receber atendimento médico-hospitalar na cidade de Caxias-MA. Um sinal claro de que a gestão não foi capaz de  criar as condições necessárias para oferecer no próprio município a solução dos problemas de saúde da população.

Observe a seguir evolução dos repasses gerais do Governo Federal para Coelho Neto de 2007 até a presente data de 2011. Fiz questão de informar os repasses dos dois últimos anos da gestão do prefeito Magno Bacelar para que possamos fazer uma análise mais precisa dessa evolução.


Como ficou demonstrado acima, os valores dos repasses para o município aumentaram bastante com o passar dos anos, chegando a pouco mais de cinquenta milhões de reais em 2010. Em 2011, o acumulado do ano já ultrapassa os 33 milhões de reais.

Na Gestão do prefeito Soliney e de Rosângela Curado na área da saúde, a população de Coelho Neto se deparou com uma dura realidade: Está enfrentando problemas típicos das grandes cidades. O prefeito recebeu  o governo do município com dois hospitais em funcionamento. Hoje temos apenas um hospital, alugado.

Percebendo o baixo desempenho de sua gestão, agora ele se apresenta com um discurso totalmente diferente daquele que usava quando era candidato a prefeito de Coelho Neto. Agora segundo ele, o Serviço de Saúde está ruim no país inteiro. A culpa é do Sistema. O interessante é que antes de ele ser eleito prefeito a culpa era de quem governava o município.

Confira no demonstrativo abaixo os repasses destinados à saúde de Coelho Neto até a presente data.

(Para uma melhor visualização clic nas imagens).


Semana passada, fui informado de que a Secretaria de Saúde estará nos bairros de Coelho Neto fazendo reuniões para conversar com a população. Todos os bairros deverão está recebendo essas visitas.

Cientes de que estão devendo muito ao povo e incomodados com as constantes reclamações da população e com as críticas daquele que querem um Serviço de Saúde melhor para todos, finalmente resolveram sair dos gabinetes. Afinal, 2012 vem aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário