sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A polêmica do contador de visitas

Ontem (18) deste fui informado a respeito de uma matéria postada em um blog aqui de Coelho Neto levantando suspeita de fraude em contadores de visitas de blogs também deste município.

Resolvi então fazer uma visita a esse blog para me certificar do teor da matéria. Coisa que eu raramente faço. Pois, não me agrada a linha de abordagem adotada pelo mesmo. Nada contra o autor nem tampouco contra quem aprecia essa forma de noticiar.

Entre as muitas coisas que lá se encontram e que aqui não vale apena citar, tinha uma demonstração de como é fácil alterar os números de visitas de alguns desses contadores. Vejam que eu disse; “de alguns”.

E lá o autor do blog colocou um desses contadores para fazer a sua demonstração. Dei um clic e constatei que era realmente possível iniciar a contagem a partir do número de acessos que se quisesse naquele tipo de contador. Na verdade, não há que se falar em “site que altera o contador de visitas de um blog ou site”. O site em questão não tem essa função. Ele apenas oferece contadores de visitas com a possibilidade de que, quem o escolhe iniciar a contagem a partir do número que quiser.

Parece que o blogueiro não leu direto ou talvez tenha dificuldade na interpretação de informações.

Pois bem. Isso eu já sabia. Realmente alguns sites oferecem esses tipos de contadores. Qual é a vantagem deles? Suponhamos que você tenha um site e depois de algum tempo usando um determinado contador de acessos, por algum motivo você venha a perdê-lo. Pela impossibilidade de importá-lo numa eventual mudança de plataforma, travamento inesperado, ou outro motivo qualquer.  Vai deixar perdido todos os acessos do seu site que levou meses, talvez anos para conseguir? Lógico que não.

Para não começar do zero, cria-se um novo contador iniciando-o com os números de acessos que você tinha anteriormente. Simples assim.

Com relação ao contador que utilizo, pois acredito ser a ele que se refere o blogueiro, até onde eu sei, o site que o fornece não oferece essa possibilidade de alteração.

Então por que podemos clicar nele? Na verdade você não clica no contador. Clica em um link que fica logo abaixo dele. E a meu ver, como o contador é grátis, o site inclui logo abaixo dele esse link para que se alguém gostar do modelo fica fácil chegar até ele. O site deve ganhar alguma coisa com isso. Não com os contadores em si, mas com propagandas ou outros serviços oferecidos. Acredito eu.

Eis aqui o endereço do site que oferece o tipo de contador que o blogueiro usou na sua demonstração: http://contador.s12.com.br/

E aqui o endereço do site que oferece o contador que uso: http://www.contadorgratis.net/pt/  clic e confira.

Se você leu a matéria e ficou com uma pulguinha atrás da orelha, faça o teste. Clic no meu contador e veja a diferença. Observe que ele se abre de forma diferente do que foi usado pelo blogueiro em sua demonstração. Não pode ser alterado ao bel prazer de quem o escolhe.

O fato de ser possível clicar não significa que pode ser adulterado ou vice-versa. O contador que o blogueiro usa em sua demonstração pertence a outro site, como ficou demonstrado acima.

No mais, acompanhe a evolução do número de visitas deste site através do contador de acessos ao lado. Mas isso não é o mais importante. O que realmente importa, de verdade é a sua presença aqui. Continue visitando esse meio de comunicação. Indique-o aos amigos e se preferir, siga-o.

Viu como é fácil prestar uma informação de forma clara e objetiva? E o melhor, de maneira educada, sem insinuações maldosas, sem o uso de palavras chulas e sem ofender a honra de ninguém.

     

Um comentário: