Projeto de Captação e Tratamento de água em Coelho Neto está parado há mais de dois anos
Foto: João de Sousa
O município de Coelho Neto no Maranhão é um dos muitos municípios maranhenses que sofrem com a falta d’água. O abastecimento de água em Coelho Neto é feito através de poços artesianos, uma agressão ao meio ambiente, pois a perfuração do solo para que esse tipo de poço seja obtido prejudica bastante o lençol freático.
Há cerca de quatro anos atrás, o município foi contemplado com um projeto de captação e tratamento de água, conseguido no governo do prefeito Magno Bacelar, mas o prefeito que lhe sucedeu no cargo não deu continuidade ao projeto que, está parado há mais de dois anos.
A água seria captada no Rio Parnaíba, rio que fica a cerca de 4 (quatro) quilômetros da cidade, passaria pelo processo de tratamento, seria armazenada em uma caixa d’água com capacidade para um milhão de litros e então seria distribuída à população local.
A Estação de Captação e Tratamento foi construída em local estratégico da cidade, o que facilitaria a chegada da água às residências dos coelhonetenses.
Foto: João de Sousa
Apesar de paralisada há tanto tempo, a empresa responsável pela obra mantém funcionários fazendo a vigilância do local para evitar a depredação das instalações.
Foto: João de Sousa
O projeto representa um sonho antigo do povo coelhonetense que, por quase 30 anos ouviu promessas e mais promessas dos políticos, todas feitas por ocasião de campanhas eleitorais, sem que nada de concreto acontecesse. Até que no governo do prefeito Magno Bacelar esse sonho começou a se tornar realidade, porém foi interrompido na atual administração.
Foto: João de Sousa
Aqui é possível ver o local por onde a água sairia da grande caixa d’água rumo às residências dos coelhonetenses. A quantidade de água tratada seria suficiente para fazer o abastecimento durante 24 horas por dia. Um desejo antigo do povo dessa cidade que, se depender da “boa vontade” da administração atual, ainda vai demorar muito para se realizar.
Veja nas informações obtidas através do site Portal da Transparência do Governo Federal o valor total dos recursos destinados ao projeto da água para Coelho Neto.
Ouvia-se dizer que os recursos já teriam sido repassados na sua totalidade ao município e observando atentamente as informações acima podemos constatar a veracidade das informações. Mas o que chama mais atenção é a data da última liberação 20/01/2010, ou seja, já no segundo ano de governo do atual prefeito.
Foram repassados ao município de Coelho Neto na gestão do governo de todos, portanto, pouco mais de meio milhão de reais dos mais de três milhões de reais. Resultado: dinheiro gasto, projeto inacabado e paralisado.
Ao que parece, pessoas circulando pelas ruas da cidade com baldes e latas d’águas na cabeça, são cenas que continuarão fazendo parte do cotidiano dos coelhonetenses, pois no atual sistema de abastecimento - à base de poços artesianos - vira e mexe tem uma bomba de poço queimada. Como não há bombas reservas, as pessoas têm que esperar alguns dias para que a mesma seja consertada e o abastecimento normalizado.
Talvez carro-pipa se torne um bom investimento por aqui.